Lista de produtos por Material:  Aluminio

O que é Aluminio

O alumínio, por diversas razões, está muito presente na vida cotidiana, assim como é muito utilizado na indústria, e é bastante conhecido por todos. Ele é o terceiro elemento mais presente na superfície da Terra e o elemento mais abundante entre os metálicos.


Entre suas principais características, devemos ressaltar sua leveza, alta condutividade elétrica, grande resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, características estas que permitem que o material seja utilizado intensamente para a produção de objetos variados, como ligas metálicas, laminados e extrudados. Dessa forma, o alumínio é o segundo metal mais utilizado pelo ser humano, perdendo apenas para o ferro. Portanto, como não poderia ser diferente, ele é importante em diversas atividades econômicas, sendo as principais dela o tratamento de água e sua utilização nas indústrias metalúrgica, aeronáutica, farmacêutica e alimentar.


Para chegarmos até o alumínio em sua forma metálica, o processo mais comumente utilizado é a mineração da bauxita seguida pelo seu beneficiamento. A bauxita é encontrada em locais de clima tropical a subtropical, depois de beneficiada ela vai para a refinaria para que seja tratada quimicamente e as impurezas sejam extraídas. O resultado desse processo ainda não é o alumínio, mas sim a alumina (óxido de alumínio), um produto intermediário. Para que o processo seja finalizado, a alumina é transformada em alumínio primário, que já possui uma forma metálica, por meio da eletrólise. São necessários mais de 5 quilos de bauxita para que seja produzido 1 quilo de alumínio.


Hoje nós contamos com cerca de 27,1 bilhões de toneladas de bauxita na Terra, sendo que o Brasil possui cerca de 7% desse montante. Do total, 95% da bauxita lavrada costuma ser utilizada para a produção de alumina por meio do processo conhecido como Bayer.

Mais
Mostrando 1 - 7 de7 itens