Lista de produtos por Material:  Polipropileno

O que é Polipropileno


O polipropileno é um termoplástico polimerizado a partir do gás propileno (ou propeno) sendo, ao lado d o polietileno, uma das principais poliolefinas¹ existentes no mercado.



Estrutura química do PP

Podemos dizer que o polipropileno é um “polietileno melhorado”, já que o substituí em aplicações onde a excelente resistência química do polietileno não é requisitada ou prioritária, sendo necessária uma maior resistência mecânica do produto final. É uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, acompanhadas de resistência moderada. As propriedades de resistência podem ser significativamente aumentadas ou melhoradas através da incorporação de fibra de vidro, o que não é muito comum nesse polímero, pois quando isso é requerido geralmente torna-se necessário partir para um plástico de engenharia como as poliamidas, por exemplo. Uma das cargas mais utilizadas é o talco, que confere estabilidade dimensional, atua como agente nucleante (melhorando a fluidez do polímero) e melhora o aspecto superficial da peça.

As propriedades elétricas dos polipropilenos são afetadas em vários graus de temperatura de serviço. Com aumento dessa temperatura, a constante dielétrica permanece razoavelmente constante; entretanto, a resistência ou o poder dielétrico aumenta, enquanto é reduzida a resistividade volumétrica.

Uma particularidade do PP é o seu “efeito dobradiça”, ou seja, podemos fazer peças com dobras no próprio material (tampas dobráveis de frascos, estojos para óculos).

Uma grande desvantagem do polipropileno é sua baixa resistência às intempéries, ou seja, peças expostas ao sol ficarão manchadas e provavelmente haverá uma perda nas propriedades do material. Nesse caso, existe a necessidade de aditivar o polímero com um antioxidante e um estabilizante ultravioleta para retardar esse tipo de degradação.

O polipropileno pode ser processado facilmente por diferentes formas, como: injeção, extrusão de filmes, extrusão de filamentos, termoformagem e sopro.

Características:
- Elevada resistência química
- Fácil moldagem
- Fácil coloração
- Atóxico
- Alta resistência à fratura por flexão
- Boa resistência ao impacto acima de 15°C
- Baixa absorção de umidade
- Sensível aos raios UV e agentes oxidantes

Mais
por página
Mostrando 1 - 12 de24 itens